Espaço Renato Russo terá programação especial no aniversário de Brasília

0
27

A programação, gratuita, incluirá atividades culturais, infantis, um baile de aniversário e uma homenagem a TT Catalão 

Entre os dias 16 e 23 de abril, semana do aniversário de Brasília, o Espaço Cultural Renato Russo vai oferecer uma ampla programação cultural com entrada franca.

 

As atividades comemorativas serão promovidas pelo Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Sustentabilidade, por meio do Programa Pedagógico-Formativo, com fomento da Secretaria de Cultura do Distrito Federal (Secec).Aquiles Alencar Brayner, subsecretário de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, destacou que a ideia é utilizar o espaço multiuso para fazer uma semana rica de conteúdos para a população. “Estamos comemorando o aniversário da nossa capital, que continua cada vez mais jovem. Nada melhor do que o espaço Renato Russo pra manter essa vivacidade”, observou.

 

Localizado na 508 Sul, o espaço terá shows, lançamentos de filmes, exposições, feira cultural, concerto sinfônico, atividades infantis e até um baile de aniversário. Uma homenagem ao jornalista TT Catalão, que batiza a gibiteca do local, também fará parte dos eventos.Vanderlei dos Santos Catalão, mais conhecido como TT Catalão, foi um jornalista, poeta, escritor e ativista cultural que veio para Brasília em 1972 e se tornou pioneiro na estruturação de políticas públicas voltadas para a cultura na capital. Ele entrou para o GDF em 1985, na primeira gestão pós-ditadura, e criou o Espaço Cultural Renato Russo em 1994.

 

A homenagem envolve o aniversário de um ano da reabertura da gibiteca. A jornalista Nanan Catalão é filha de TT, além de gestora cultural e cantora. Ela afirmou que a família ficou profundamente comovida com a homenagem, ocorrida no ano passado.

 

“TT está presente não só no espaço, mas com a política pública que ele representou em vida. Esse espírito vivo que é incorporado ao espaço promove uma vivência transformadora para a cultura e a educação. Acredito que esse é o maior legado de uma política pública. Quando ela une educação, informação e transformação. Todo o trabalho dele foi no investimento no setor transformador da arte, nessa cidade que reflete cultura”, ressaltou Nanan, finalizando com a frase que mais gosta do pai: “Quem tem um dom, reparte com”.Das 18h15 às 18:45, na Praça Central

 

Baile de aniversário de Brasília, conduzido por Ricardo Lira

Das 19h às 22h, na Praça Central

Ricardo Lira é professor, coreógrafo, dançarino, ator, arte-educador e produtor cultural. É especialista em danças de salão e danças populares de raízes africanas, com destaque para o samba e suas vertentes.

23 de abril

Poemas de Opinião

Sarau e lançamento dos livros Vozes de Opinião, de Sylvia Toledo e 72 Poemas, de Guilherme Machado de Oliveira

Lançamento do minidocumentário Opinião (1964): Poéticas da Voz, Poéticas que dão Voz, de Sylvia Toledo

19h, na Praça Central

*Com informações da Agência Brasília.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here