A campanha visa a prevenção de novos casos de abuso
A campanha visa a prevenção de novos casos de abuso, como o que aconteceu no dia 3 de novembro deste ano, em que um homem foi detido após importunação sexual de uma usuária, depois de se masturbar dentro do trem e de ser agredido por outros passageiros.
Também pretende informar sobre a importância de denunciar casos de assédios, tanto as vítimas e os testemunhas. Para fazer isso, existem os canais oficiais, como o 180 (Central de Atendimento à Mulher), o 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil) e também pelo número da Ouvidoria do Metrô-DF: (61) 9265.1178.
Enquanto em 2019, foram 5.064 manifestações neste sentido, nas quais destaca-se sobretudo a falta de respeito ao carro exclusivo, os números de denuncias de abuso sexual ainda continuam é baixo, devido ao sentimento de vergonha, medo e insegurança.
O estímulo à denuncia entrou em vigor neste ano, ele é previsto na Lei nº 6540, que institui a Campanha de Prevenção ao Abuso Sexual e à Violência no Transporte Coletivo Público e Privado.