Só no Distrito Federal, 7.375 atendimentos contra compras on-line foram registrados até outubro desse ano.
Dia 27 de novembro vai acontecer a famosa Black Friday no Brasil. Esta data promete aquecer o comercio e ser recheada de promoções. Este ano, devido a pandemia do novo corona vírus, a maioria das compras devem ser online.
Neste ano, as compras online cresceram por conta do isolamento social e, em consequência, a quantidade de reclamações feitas pelos clientes subiram também. Só no Distrito Federal, 7.375 atendimentos contra compras on-line foram registrados até outubro desse ano, o que é mais que o dobro do mesmo período de 2019.
Confira cinco dicas do Procon para aproveitar as compras online com segurança.
- Desconfie de preços muito abaixo da média, pois podem ser indícios de fraude. Tenha cuidado com ofertas tentadoras enviadas por e-mail, por SMS ou anunciadas nas redes sociais, especialmente de lojas que você desconhece.
- Para se certificar que está fazendo uma compra segura, nunca utilize computadores de acesso público. Além disso, para verificar a segurança da página, você deve clicar num cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela do computador. O endereço da loja virtual deve começar com https://.
- Ao efetuar as compras, prefira pagar com cartão de crédito, e atenção com sites que só aceitam receber por boleto ou transferência bancária, pois se você tiver problema com a compra, é mais difícil conseguir ressarcimento junto ao banco. Nunca informe seus dados do cartão de crédito pelas redes sociais. Desconfie de lojista que solicita essas informações.
- Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser contatada. A página virtual também é obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, o chamado Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
- Você pode verificar a reputação da loja junto aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, e na Junta Comercial de sua localidade, assim como pesquisar rankings de reputação em sites, como o www.reclameaqui.com.br. Os comentários de outros consumidores nas redes sociais também podem servir de suporte nesse caso.
Para fazer alguma relação ao órgão ligue no telefone 151 ou mande o email para o endereço 151@procon.df.gov.br.