Procon dá dicas para uma Black Friday segura

0
48

Só no Distrito Federal, 7.375 atendimentos contra compras on-line foram registrados até outubro desse ano.

Dia 27 de novembro vai acontecer a famosa Black Friday no Brasil. Esta data promete aquecer o comercio e ser recheada de promoções. Este ano, devido a pandemia do novo corona vírus, a maioria das compras devem ser online.

Neste ano, as compras online cresceram por conta do isolamento social e, em consequência, a quantidade de reclamações feitas pelos clientes subiram também. Só no Distrito Federal, 7.375 atendimentos contra compras on-line foram registrados até outubro desse ano, o que é mais que o dobro do mesmo período de 2019.

Confira cinco dicas do Procon para aproveitar as compras online com segurança.

  1. Desconfie de preços muito abaixo da média, pois podem ser indícios de fraude. Tenha cuidado com ofertas tentadoras enviadas por e-mail, por SMS ou anunciadas nas redes sociais, especialmente de lojas que você desconhece.
  2. Para se certificar que está fazendo uma compra segura, nunca utilize computadores de acesso público. Além disso, para verificar a segurança da página, você deve clicar num cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela do computador. O endereço da loja virtual deve começar com https://.
  3. Ao efetuar as compras, prefira pagar com cartão de crédito, e atenção com sites que só aceitam receber por boleto ou transferência bancária, pois se você tiver problema com a compra, é mais difícil conseguir ressarcimento junto ao banco. Nunca informe seus dados do cartão de crédito pelas redes sociais. Desconfie de lojista que solicita essas informações.
  4. Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser contatada. A página virtual também é obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, o chamado Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
  5. Você pode verificar a reputação da loja junto aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, e na Junta Comercial de sua localidade, assim como pesquisar rankings de reputação em sites, como o www.reclameaqui.com.br. Os comentários de outros consumidores nas redes sociais também podem servir de suporte nesse caso.

Para fazer alguma relação ao órgão ligue no telefone 151 ou mande o email para o endereço 151@procon.df.gov.br.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here