Para se consultar no Cesmu, a paciente terá que ter um encaminhamento feito por uma unidade básica de saúde (UBSs).
Nesta segunda-feira (23), foi inaugurado o Centro Especializado de Saúde da Mulher (Cesmu), primeiro do Distrito Federal. Essa unidade vai ser um grande reforço ao serviço de assistência integral à saúde da mulher. Ele irá ofertar 3,7 mil atendimentos por mês, sendo 2,8 mil consultas médicas e 900 consultas com equipe multidisciplinar. A unidade está localizada na 514 sul.
Por mês serão feitas em média quatro mil consultas, de diversas especialidades, mas principalmente direcionadas a suspeita de câncer ginecológico, que já tenham sido tratadas para outros tipos de neoplasias malignas, bem como mulheres em situação de violência que apresentem comorbidades clínicas como: obesidade, diabetes, lesões cutâneas decorrentes de tratamento de câncer, hiper/hipotireoidismo, entre outras. Para se consultar no Cesmu, a paciente terá que ter um encaminhamento feito por uma unidade básica de saúde (UBSs).
“Faltava um centro de atendimento à mulher que desse essa qualidade no atendimento e os encaminhamentos corretos para que a gente possa ter a cura não só do câncer, mas de outras doenças que afligem as mulheres do DF“, destacou o governador Ibaneis Rocha (MDB) durante a cerimônia de inauguração da unidade.
Em sua fala, o governador agradeceu a dedicação de todos os profissionais de saúde que atuaram durante a pandemia do novo corona vírus e ressaltou que a sua gestão tem foco em ampliar os atendimentos oncológicos. Lembro também da abertura de um Centro de Radioterapia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e o Hospital Oncológico de Brasília.