Homenagem ao jardineiro de Brasília

0
89
No dia em que faria 77 anos, o engenheiro agrônomo Francisco Ozanan ganha praça com busto que leva seu nome; outros espaços devem ser construídos

Em cada planta, flor, arbusto e árvore de Brasília existe a marca e o espírito do engenheiro agrônomo e criador dos jardins da cidade Francisco Ozanan Correia Coelho de Alencar. Falecido em 2016, o ex-servidor da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) foi o responsável por tornar o Distrito Federal tão verde e com fama internacional pelos parques, canteiros, balões e jardins minuciosamente bem-cuidados. Nesta terça-feira (29), quando completaria 77 anos, Ozanan recebeu uma homenagem que reforça sua importância para a capital: uma praça com seu nome.

Localizado no Setor de Habitações Individuais Norte, CA 1, no Lago Norte, o ponto de encontro e de convivência destinado à população ganhou um busto de Francisco Ozanan, feito pelo artista Mario Pitanguy. Obviamente, além do busto, a praça tem o “selo” do “jardineiro fiel”, visto nos dois mil m² de grama, nas 20 palmeiras e nos cinco ipês amarelos plantados. Também foram construídos 130 metros de meios-fios, 300 m² de calçadas, 180 m² de pavimento e bancos para transformar o local, que estava abandonado, em um espaço agradável.

Ozanan tem um currículo invejável e uma grande contribuição para a história de Brasília. Foi ele quem estimulou o plantio de diversas espécies de árvores e plantas, facilmente identificáveis nos canteiros dos balões das cidades. Ele também ajudou o arquiteto e urbanista Lucio Costa a realizar o sonho de fazer com que “os prédios residenciais nascessem como da clareira de uma floresta”. Onde mais você pensar em área verde no DF existirá a marca do jardineiro, como pode ser lido nesta matéria especial da Agência Brasília sobre o jardineiro.

Cerimônia

A praça Francisco Ozanan foi entregue nesta terça-feira (29) durante cerimônia no local. O governador Ibaneis Rocha elogiou o cuidado que a Novacap tem com a cidade e deferiu todas as homenagens à família do jardineiro, representada no evento pela filha, Érica Coelho.

“Ozanan certamente está feliz e a população do Lago Norte também está feliz porque tinha um lugar abandonado e que agora vai servir à comunidade. Existe uma pressa de se consertar o abandono da cidade, por isso cuidamos das pequenas coisas como essa praça e também das grandes, como é o caso do Túnel de Taguatinga. Temos muito a fazer e precisamos fazer muito por Brasília”, aponta o governador Ibaneis Rocha.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here