Capacitação do Defesa Civil Alerta começa no Distrito Federal

0
10

Começou nesta segunda-feira (19) a capacitação dos agentes da Defesa Civil do Distrito Federal para o uso do Defesa Civil Alerta (DCA), sistema nacional que aprimora a comunicação de alertas emergenciais. A ação é promovida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), e segue até a próxima quinta-feira (22). O curso marca o início do ciclo de treinamentos da região Centro-Oeste. O sistema, que vem sendo implantado em todo o país, tem como objetivo salvar vidas e proteger comunidades por meio do envio rápido e eficaz de alertas emergenciais.

Segundo o coordenador de Alertas e Inovação da Defesa Civil Nacional, Ricardo Branco, o novo sistema faz parte da Plataforma Integrada de Dados de Alertas e Prevenção (IDAP), mas representa um avanço importante na metodologia de envio de alertas. “Essa etapa cumpre aquela proposta que é de capacitar os operadores. Os agentes da Defesa Civil já usam a IDAP, mas agora estamos trazendo um sistema novo de envio de alerta, com uma metodologia totalmente diferenciada. Ao longo dessa semana, vamos capacitar os agentes da Defesa Civil Distrital com a experiência que acumulamos nas regiões Sul e Sudeste”, destacou.

O Defesa Civil Alerta utiliza tecnologia de transmissão via telefonia celular (Cell Broadcast) para emitir alertas sonoros e visuais em casos de risco iminente, como deslizamentos, inundações e incêndios. O sistema bloqueia o uso da tela do celular, garantindo máxima visibilidade, mesmo com o aparelho no modo silencioso.

Riscos de desastres no DF

Durante a abertura da capacitação, o diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil do DF, tenente-coronel Rogério Borges, ressaltou a importância do treinamento diante dos desafios locais. “Embora os moradores do DF tenham a impressão de que não enfrentamos muitos eventos, temos sim. Mostrei aos presentes os problemas registrados em comunidades como Vila Cauí, Água Quente, Vila Rabelo, Fercal e Sol Nascente. São áreas com crescimento desordenado, próximas a processos erosivos e córregos, onde temos problemas recorrentes. A capacitação dos nossos servidores com o que está sendo repassado pelo Cenad é essencial”, afirmou.

O Defesa Civil Alerta já está em funcionamento nas regiões Sul e Sudeste, com alertas reais enviados à população desde dezembro de 2024. A implantação nacional segue um cronograma que considera as especificidades regionais, com previsão de atingir todas as regiões do Brasil até o segundo semestre de 2025. O objetivo do MIDR é fortalecer a prevenção e resposta a desastres em todo o país, salvando vidas e protegendo comunidades por meio da tecnologia e da capacitação contínua dos profissionais da Defesa Civil.

Pixel Brasil 61

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here