O segundo dia da reunião dos BRICS avançou na construção de uma agenda estratégica comum voltada à redução de riscos de desastres. O encontro desta quinta-feira, 8 de maio, do Grupo de Trabalho de Gestão de Desastres do BRICS contou com a participação de representantes de alto nível dos países membros do bloco e de Estados associado. Foi aprovado o Plano de Trabalho para o período de 2025 a 2028. O compartilhamento de experiências relacionadas à gestão de riscos e aos impactos dos eventos climáticos extremos também foi realizado durante o encontro. O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, relatou que as reuniões estão sendo produtivas.
Sonora, Wolnei Wolff
“Confesso que estou muito feliz e orgulhoso por esses dois dias de reuniões do Grupo de Trabalho e Redição de Músculos de Sácio, do BRICS. No dia de ontem, tínhamos como objetivo e missão construir e aprovar o plano de trabalho que vai ser desenvolvido nos próximos quatro anos, entre 25 e 28, por esse grupo de trabalho. E, ainda, no dia de ontem, após muitas discussões, discussões calorosas, também conseguimos aprovar o texto da declaração ministerial que será lida amanhã, na sexta-feira, na reunião dos ministros do Palácio do Itamaraty”
A expectativa, com essas reuniões, é que a colaboração entre os países ajude a fortalecer as políticas de proteção civil em todo o bloco.
Sonora, Wolnei Wolff
“E a gente pôde perceber que os desafios superpassam por todos os países presentes. Então, no relato de cada um dos representantes, a gente acabou enxergando um pouquinho dos nossos desafios, um pouquinho dos nossos problemas. Então, é muito importante que essas trocas de experiências, essas trocas de boas práticas possam fortalecer a gente aprender, com aquele país que tem uma boa prática em determinado assunto, a gente possa disseminar essa boa prática e fortalecer todos os países membros do grupo de trabalho de redução do risco de desastre do BRICS”
Nesta sexta-feira, 9 de maio, o ministro Waldez Góes e o ministro das Cidades, Jader Filho, irão presidir a Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho sobre Gerenciamento de Desastres do BRICS, no Palácio Itamaraty. O objetivo será apresentar do Plano de Trabalho e aprovar a declaração ministerial conjunta, que será apresentada ao fim da reunião.
Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, acesse http://mdr.gov.br
Fonte: Brasil 61