Você já vivenciou uma situação em que teve de pensar duas vezes antes de agir para não cair na onda do famoso “jeitinho brasileiro”? A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) quer instigar a população a pensar nessas atitudes. Para tanto, será lançada, na segunda-feira (4/12), a Semana de Combate à Corrupção.
“Entre as ações essenciais desempenhadas pela CGDF, estão a transparência e a prestação de contas, que só são possíveis porque a Controladoria publica todas as informações no Portal da Transparência do DF, além da investigação de denúncias de irregularidades”
Daniel Lima, controlador-geral do Distrito Federal
O objetivo é despertar a consciência de que o combate à corrupção não é uma responsabilidade exclusiva dos órgãos, mas de cada cidadão. A população também pode contribuir com denúncias relacionadas a irregularidades na administração pública.
Trabalho conjunto
“Entre as ações essenciais desempenhadas pela CGDF, estão a transparência e a prestação de contas, que só são possíveis porque a Controladoria publica todas as informações no Portal da Transparência do DF, além da investigação de denúncias de irregularidades, feitas pelos nossos auditores e pela área de correição administrativa”, explica o controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima.
Além da campanha nas redes, a CGDF preparou uma programação especial para homenagear órgãos que se destacam em ações de transparência e controle interno. Um dos destaques é o lançamento de mais um episódio do Controlcast (podcast da Controladoria), desta vez, trazendo a discussão sobre a percepção de como o trabalho conjunto com outros órgãos fortalece o combate e a prevenção à corrupção.
Programação
Na segunda-feira (4/12), a Controladoria lança em seu canal no Youtube (TV Controladoria DF) uma seleção das palestras do 5º Encontro de Corregedorias, realizado em outubro deste ano. Será um pocket curso totalmente online e gratuito para quem atua na área disciplinar, com informações importantes sobre dados pessoais e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), prescrição em Tomada de Contas Especial (TCE), atestados médicos e o processo disciplinar, e ainda a apuração de práticas de assédio na administração pública. Prêmio Alto Nível será entregue a 130 órgãos e entidades do DF
Já em 5/12, a Rede de Controle da Gestão Pública do DF promove um encontro com o tema “Novas perspectivas de atuação”. Será no auditório da Polícia Civil do DF, das 13h30 às 18h, com painéis sobre interagências e combate à corrupção, responsabilização de pessoas jurídicas na prática e sobre o que fazer quando um servidor recebe um presente de um cidadão. As inscrições podem ser feitas até quinta-feira (30), por meio deste link.
Na quarta-feira (6/12), durante evento no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), a partir das 14h30, a CGDF entrega o primeiro prêmio Alto Nível para 130 órgãos e entidades do DF que se empenharam em colocar em prática as recomendações de auditorias realizadas.
Premiação
No dia no mesmo horário e local, haverá a entrega do Prêmio ITA aos órgãos do GDF que alcançaram 100% de transparência ativa (divulgação de informações públicas nos sites oficiais) e 100% de transparência passiva (respostas aos pedidos de acesso à informação), sendo esse índice composto por 100% de pedidos de acesso à informação respondidos e 80% respondidos dentro do prazo. Ainda nesse dia, também será celebrado o primeiro ano de lançamento do programa ParticipaDF.
O podcast da CGDF, chamado Controlcast, terá o quarto episódio lançado em 8/12. Os convidados serão o controlador-geral Daniel Lima e o coordenador da Rede de Controle da Gestão Pública do DF e delegado da Polícia Civil do DF, Leonardo de Castro. Eles falam sobre a percepção que a comunidade tem da corrupção dentro do governo e sobre o trabalho conjunto realizado por diversos órgãos a fim de prevenir e combater condutas corruptas. O Controlcast está no Spotify, no Deezer e no Youtube.
Até 10 de dezembro, a CGDF estará divulgando a campanha “Corrupção se combate todo dia”, trazendo atitudes das pessoas para combater a corrupção em pequenos gestos e as ações que o governo tem tomado para prevenir atos de corrupção.
Confira a programação completa.
*Com informações da Agência Brasília