Guará vai receber seis papa-lixos para melhorar limpeza urbana

0
23

Parceria entre administração regional e SLU prevê a instalação de contêineres semienterrados que facilitam o descarte correto de resíduos pela população

A Administração Regional do Guará e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) firmaram uma parceria para a instalação de contêineres semienterrados, conhecidos como papa-lixos, na região. A medida visa melhorar a limpeza urbana e facilitar o descarte correto de resíduos pela população.

“Eles evitam o mau cheiro, a poluição visual e a atração de animais indesejados. Além disso, contribuem para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas”

Silvio Vieira, diretor-presidente do SLU

A Portaria Conjunta nº 3/2023, que autoriza a descentralização de recursos da administração para o SLU, no valor de R$ 322.542, foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Os seis novos equipamentos serão instalados na QE 38, na QE 40, no Polo de Modas, na QI 9, na QE 2 e no Lúcio Costa.

 

“Além de facilitar o acesso à coleta, os novos papa-lixos também ajudarão a sensibilizar a população para a importância de manter a limpeza urbana. É determinação do governador Ibaneis Rocha esse cuidado diário com a nossa cidade. Mais uma vez, pedimos o apoio da população nessa questão tão sensível que é a limpeza pública no Guará”, afirma o administrador regional do Guará, Artur Nogueira.

O diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira, também ressalta o benefício para a população dos contêineres semienterrados: “Os papa-lixos são uma solução moderna e eficiente para o manejo dos resíduos urbanos. Eles evitam o mau cheiro, a poluição visual e a atração de animais indesejados. Além disso, contribuem para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas”.

 

Os papa-lixos são contêineres semienterrados preparados para receber resíduos da coleta convencional, ou seja, o que não vai para a coleta seletiva. O objetivo do equipamento é facilitar o descarte correto de resíduos de forma segura e limpa, evitando o acúmulo de lixo nas ruas e a proliferação de vetores de doenças. Eles têm capacidade para até cinco mil litros de resíduos cada e são feitos de material que impede o vazamento de chorume e a contaminação do solo e do lençol freático. Para retirar os resíduos, são utilizados caminhões específicos para içar o contêiner e despejar o lixo no veículo.

*Com informações da Agência Brasília.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here