Projeto transforma paradas de ônibus de Sobradinho em galerias de arte

0
22

Com a participação de artistas nacionais e internacionais, 4ª Bienal Internacional de Arte Urbana já ajudou a adornar 25 pontos espalhados pelas ruas da cidade

O renomado artista urbano Toninho de Souza está empenhado em democratizar o acesso à arte, tornando as ruas de Sobradinho um verdadeiro museu a céu aberto. Com o apoio da administração regional, o projeto 4ª Bienal Internacional de Arte Urbana, idealizado pelo pintor, está revolucionando a paisagem urbana da cidade, convertendo paradas de ônibus em expositores para as obras de mais de 60 artistas locais, nacionais e internacionais.“Esse projeto nasceu do desejo de trazer a galeria de arte para as ruas, reconhecendo que nem todos têm condições ou o hábito de frequentar espaços tradicionais de exposição. Dessa forma, essas obras estão sendo levadas para o cotidiano das pessoas, transformando as ruas em um museu a céu aberto”, explica Toninho.

“Quando Toninho procurou a administração para apoiá-los no projeto, não tive dúvida que deveríamos fazer parte. Nossa cidade ganhou vida e harmonia”

Gutemberg Tosatte, administrador regional de Sobradinho

 

Até o momento, o projeto já ajudou a dar mais cor e vida para 25 paradas de ônibus. A meta, segundo o artista, é transformar outros 74 pontos da cidade em expositores. Para isso, o pintor conta com a parceria da Administração Regional de Sobradinho. “Quando Toninho procurou a administração para apoiá-los no projeto, não tive dúvida que deveríamos fazer parte. Nossa cidade ganhou vida e harmonia”, destaca Gutemberg Tosatte, administrador regional de Sobradinho.

A aposentada Lucimar Gonçalves quer que a ação “sirva de exemplo para que outras paradas também adotem essa ideia”

Quem passa pelas ruas notou que a paisagem está diferente, e aprova a mudança. É o caso da aposentada Lucimar Gonçalves, 66 anos. “Essa ação embelezou a cidade, mostrando que não estamos desamparados. Eu gostei muito e acredito que sirva de exemplo para que outras paradas também adotem essa ideia”, avalia.

 

“A pintura deixou a parada única, diferente de todas as outras que a gente vê. Agora, é conservar e cuidar para que ela siga assim, bonita por muito tempo”, acrescenta a aposentada Jovita Veloso dos Santos, 67, referindo-se à parada de ônibus da Rua 5 de Sobradinho, uma das contempladas pelo projeto.

Jovita dos Santos considera que a parada de ônibus da Rua 5 de Sobradinho ficou “diferente de todas as outras que a gente vê. Agora, é conservar e cuidar para que ela siga assim, bonita por muito tempo”

Pluralidade

Não há exagero em dizer que a 4ª Bienal Internacional de Arte Urbana é um projeto global. O envolvimento de renomados artistas nacionais e a presença de obras assinadas por pintores, grafiteiros e artistas visuais de países como Argentina, Colômbia, Finlândia, Honduras, Portugal e Venezuela dão contornos à abrangência internacional do projeto.

*Com informações da Agência Brasilia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here