Serviços envolvem o fechamento de dois retornos e a limpeza de manilhas. Objetivo é garantir segurança nas vias da capital
O Governo do Distrito Federal (GDF) tem atuado para levar mais segurança ao trânsito da capital. Nos últimos dias, Gama e Sobradinho II receberam ações focadas em melhorar o deslocamento dos motoristas nas regiões administrativas.
No Gama, as equipes trabalham no fechamento de dois retornos na Avenida Principal da cidade, mais conhecida como Avenida dos Bombeiros, entre o Setor Norte e o Setor de Indústrias, próximo ao 16° Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF). Os acessos estavam causando acidentes na área.
“Esse fechamento está sendo feito considerando um estudo que fizemos junto ao Departamento de Trânsito (Detran). Estava tendo muito acidente no local, então, visando a segurança da nossa população, realizamos com a nossa equipe essa obra”, afirma a administradora regional do Gama, Joseane Feitosa.
Na semana passada, os serviços foram iniciados no local. Foi retirado todo o asfalto, com manutenção da ciclovia e passeio de pedestres. “Nos espaços vagos de entrada e saída dos carros, estão sendo implantados novos meios-fios”, revela o diretor de Obras da Administração Regional do Gama. Ao todo, serão 55 peças. A próxima etapa será a colocação de grama.
O trabalho é feito pela Administração Regional do Gama, com apoio do programa GDF Presente. “Estamos ajudando nos trabalhos com a retroescavadeira, retirando o asfalto que vem sendo cortado com a máquina da administração. Já retiramos todo o excesso de material para que seja colocada a grama e o assentamento do meio-fio”, conta o coordenador do Polo Sul II do GDF Presente, Carlos Alberto.
Parceria entre a Administração Regional de Sobradinho II e o Polo Norte do GDF Presente fez a limpeza das três manilhas no acesso ao Parque Canela de Ema
Desobstrução de manilhas
Em Sobradinho II, o serviço é preventivo. Uma parceria entre a administração regional e o Polo Norte do GDF Presente garantiu a limpeza das três manilhas no acesso ao Parque Canela de Ema. “É uma área ecológica do Instituto Brasília Ambiental, por isso as vias são de terra. Na fase das chuvas, a lagoa não suporta e as águas acabam passando por cima da estrada”, conta o coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves.
Para evitar que isso aconteça, as peças passaram por desobstrução com a retirada de 1,5 tonelada de vegetação e material molhado. Participaram da ação servidores da administração e reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) e foram utilizados dois caminhões e uma retroescavadeira do Polo Norte.
“Temos dedicado esforços contínuos para a limpeza das manilhas no Canela de Ema, considerando a lagoa adjacente que transmite água constantemente. Realizamos um trabalho preventivo regular a fim de garantir o escoamento adequado”, diz o administrador regional de Sobradinho II, Diego Matos. “Encorajamos a população a nos auxiliar mantendo o local limpo e reportando qualquer problema”, acrescenta.
*Com informações da Agência Brasília